O Velociraptor mongoliensis ("ladrão veloz") foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo na Mondólia, há aproximadamente 67 milhões de anos atrás. Media 1,5 m de comprimento e pesava aproximadamente 80 kg. Foi um grande predador que provavelmente caçava em bando. Era leve, rápido, possuía ótima visão e um cérebro bastante desenvolvido, além de um poderoso maxilar.
Assim como o seu parente próximo, o Deinonychus, todo Velociraptor possuía uma terrível garra retrátil em forma de foice no segundo dedo do pé. Recentemente, através de pesquisas e testes cuidadosamente elaborados, descobriu-se que as garras do Velociraptor serviam para rasgar o ventre ou o pescoço da presa, e também para perfurar, pois dessa forma tinha boa chance de acertar a traquéia ou a jugular da vítima e assim matá-la. E além disso o Velociraptor possuía clavícula, o que era incomum nos outros dinossauros. Esse animal tinha a aparência de um lagarto, tanto na pele quanto no formato.
O primeiro esqueleto de Velociraptor foi encontrado no Deserto de Gobi, na Ásia, em 1923. Mais tarde, em 1970, foi encontrado um esqueleto de Velociraptor agarrado a um Protoceratops. Não se sabe, ao certo, porque morreram, mas se acredita que uma violenta tempestade de areia os soterrou. As perfeitas condições desse achado e a situação na qual os dois dinossauros morreram fizeram dessa descoberta uma verdadeira sensação.
O Velociraptor recebe grande atenção da comunidade científica porque há fortes indícios de que ele possuía penas - característica própria das aves e não dos répteis (mas não há fósseis que comprovem esta teoria ainda).
É também um dos dinossauros mais famosos, tendo participado várias vezes do cinema (dos quais podemos citar a série de filmes Jurassic Park), jogos de computador e outras mídias.