Pesquisar este blog


Crie quebra cabeças com suas fotos: Clique Aqui

Crie quebra cabeças com suas fotos: Clique Aqui

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

terça-feira, 12 de outubro de 2010

(novo)''ss emergencia dino''

Eu quero diser que eu estou lançando o ''ss emergencia dino'' e preciso de sugestões de postagens que eu coloco la, va na nova pagina ''f7emer''e vai ter links das postagens ou procure na pagina inicial.
Voces não podem assesar o menu, porque ele não esta pronto, ele estara pronto sabado a tarde.
Este menu vai ter emergencias, assece todo dia antes de ver o resto do blog e assecem tambem a pagina ''f5emer'' e aprenda a criar um blog.
Thal!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aviso

Eu aviso que hoje eu vou começar a reformar metade do meu blog, isto é eu vou mudar o meu blog, e tambem quero diser que o meu filme eu mudei para jogo enquanto não sei fazer jogo eu vou deixar para outra pessoa, quando eu tiver meu jogo pronto eu vou fazer uma postagem para baixalo. entam, thau.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

filme ''Jurassic Park Escape''

Ola! estou curioso para saber que dinossauros coloco no meu filme ''Jurassic Park Escape'', voce pode me ajudar? Então voces escolhem os dinossauros, antes de escolher pesquise sobre o dinossauro. É só clicar no nome do dinossauro.
tiranossauro-rex
triceratopo
braquiossauro
Sabado voces veram mais dinos para votar!
thau, e até mais!

domingo, 3 de outubro de 2010

Velociráptor

O Velociraptor mongoliensis ("ladrão veloz") foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo na Mondólia, há aproximadamente 67 milhões de anos atrás. Media 1,5 m de comprimento e pesava aproximadamente 80 kg. Foi um grande predador que provavelmente caçava em bando. Era leve, rápido, possuía ótima visão e um cérebro bastante desenvolvido, além de um poderoso maxilar.
Assim como o seu parente próximo, o Deinonychus, todo Velociraptor possuía uma terrível garra retrátil em forma de foice no segundo dedo do pé. Recentemente, através de pesquisas e testes cuidadosamente elaborados, descobriu-se que as garras do Velociraptor serviam para rasgar o ventre ou o pescoço da presa, e também para perfurar, pois dessa forma tinha boa chance de acertar a traquéia ou a jugular da vítima e assim matá-la. E além disso o Velociraptor possuía clavícula, o que era incomum nos outros dinossauros. Esse animal tinha a aparência de um lagarto, tanto na pele quanto no formato.
O primeiro esqueleto de Velociraptor foi encontrado no Deserto de Gobi, na Ásia, em 1923. Mais tarde, em 1970, foi encontrado um esqueleto de Velociraptor agarrado a um Protoceratops. Não se sabe, ao certo, porque morreram, mas se acredita que uma violenta tempestade de areia os soterrou. As perfeitas condições desse achado e a situação na qual os dois dinossauros morreram fizeram dessa descoberta uma verdadeira sensação.
O Velociraptor recebe grande atenção da comunidade científica porque há fortes indícios de que ele possuía penas - característica própria das aves e não dos répteis (mas não há fósseis que comprovem esta teoria ainda).
É também um dos dinossauros mais famosos, tendo participado várias vezes do cinema (dos quais podemos citar a série de filmes Jurassic Park), jogos de computador e outras mídias.

Estiracossauro

O Styracosaurus albertensis, S. ovatus, S. sphenocerus ("lagarto ouriço") foi um dinossauro quadrúpede que habitou o Canadá e os EUA durante o Cretáceo há 66 milhões de anos atrás. Media em torno de 6 m de comprimento e pesava 4 toneladas. Comia plantas.
O Styracosaurus recebeu esse nome devido aos longos espinhos do escudo da cabeça. Eram seis espinhos grandes, além de um gigantesco chifre no focinho e várias protuberâncias na cabeça, principalmente acima dos olhos. Os espinhos do escudo eram dispostos na mesma quantidade entre os dois lados da "gola": três espinhos grandes de cada lado, sendo que os maiores ficavam no centro, e dois reduzidos um pouco na frente. Esses espinhos deveriam ser usados para intimidar predadores ou se exibir para as fêmeas, porque não estavam devidamente posicionados para situações de luta. A função defensiva provavelmente era do chifre nasal.
O esqueleto do animal era bem forte e volumoso para sustentar a enorme cabeça. No crânio do Styracosaurus, como no de outros ceratopsídeos, haviam buracos no adorno ósseo, que davam leveza à cabeça fortemente armada. Em vida, esses buracos eram cobertos de músculos e pele, deixando-os quase imperceptíveis.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Gênero: Styracosaurus

Complexos do Jurassic Park

Por mais que seja estranho, o parque de dinossauros do filme Jurassic Park tem quatro complexos, são eles: Isla Nublar, Isla Sorna, San Diego e Las Tres Hermanas. Você pode conferir melhor os complexos nos mapas abaixo:

Complexo Las Tres Hermanas

Muita pouca gente sabe, mas a InGen, empresa de engenharia genética da série Jurassic Park, tem um sítio C. É o complexo Las Tres Hermanas, que recebe esse nome pelas três ilhas que o compõe: Quelysa, Varrana e Mayani. Las Tres Hermanas fica a 158 km da Isla Nublar e 200 km da Isla Sorna.
Neste arquipélago seriam reunidas todas as instalações das Islas Nublar e Sorna e onde haveriam atrações em dobro (e segurança em dobro) e novas espécies de dinossauros. Os animais seriam recriados e soltos em cercados elétricos de 15000 volts pelas ilhas Quelysa e Mayani. Em Varrana ficariam os centros de controles, laboratórios, atendimentos aos visitantes e outras construções.
Uma novidade é o passeio subaquático de explorer por um lago habitado por criaturas marinhas. As pessoas poderiam ver animais aquáticos pré-históricos sem se molhar e protegidas por um vidro temperado blindado e uma cerca revestida de titânio reforçado.
O sítio C foi onde a InGen criou carnívoros gigantes, como o Giganotosaurus; crocodilos, como o Sarcosuchus; sinápsidas, como o Inostrancevia; e também répteis marinhos, como o Ophtalmosaurus, o Liopleurodon e o Platecarpus, além de outros animais. Veja:

Jurassic Park SEGA

Esse é um dos games da série Jurassic Park para computador em estilo SEGA. Mas vale a pena baixar! Brevemente estará disponível para download Jurassic Park SEGA (para computadores). Testado e aprovado!

Fonte: JPBrasil

Fontes Jurassic Park

Este pacote com fontes é ideal para você editar textos, principalmente se o assunto for sobre Jurassic Park, ou dinossauros. Foi testado assim como todos os outros downloads - exceto Carnivores 2.

Browser Jurassic Park

Este browser permite que você use a internet no estilo do Jurassic Park para se divertir e retornar aos tempos pré-históricos. A página da internet vem decorada com desenhos de âmbares e dinossauros em paisagens antigas, além de cores vivas. O browser é em inglês, mas você pode acessar qualquer página da web, inclusive o nosso blog, é claro!

Jurassic Park - o livro

Michael Crichton, intérprete e escritor, morreu em novembro de 2008 após um ataque cardíaco. Mas, antes disso, escreveu dois grandes sucessos do cinema: Jurassic Park e The Lost World Jurassic Park. Aqui postamos o "livro virtual" Jurassic Park para download.
OBS: O livro não contém imagens e é em arquivo pdf, ou seja, necessita abrir o programa Adobe Reader.

Jurassic Park Sounds

Estão aqui os barulhos, rugidos e sons de alguns dinossauros dos filmes Jurassic Park, The Lost World Jurassic Park e Jurassic Park III.

Álbum Jurassic ParK


Este albúm contém 40 cartões, 18 cromos e um mapa da Isla Nublar da série Jurassic Park. O álbum foi lançado em 1993 alguns dias depois do lançamento do filme Jurassic Park. Clique na imagem abaixo para salvar o download que já foi testado no seu computador

DESCOBERTO ANIMAL DE 15 CHIFRES

Caçadores de fósseis descobriram fósseis daquele que pode receber o dúbio título de animal mais chifrudo da história do nosso planeta. O dinossauro teria vivido há 76 milhões de anos em um pântano quente e úmido onde hoje é o sul do Estado americano de Utah e ostentava 15 chifres na cabeça. As informações são do site do jornal The Guardian.


O Kosmoceratops, como é chamado, tinha um crânio de 2m de altura e atingia 5m do focinho ao rabo. Além disso, cientistas do Museu de História Natural de Utah acreditam que o animal pesaria cerca de 2,5 toneladas.
Existem muitas teorias sobre a utilidade dos chifres na região da "franja" de dinossauros como o Triceratops, hoje a mais aceita é de que tinham finalidade sexual (para atrair uma parceira) e de luta contra membros da mesma espécie. Apesar disso, as fêmeas também tinha a "franja", o que, segundo os cientistas, servia para espantar os predadores.
Os pesquisadores descobriram dois crânios da nova espécie em uma área de difícil acesso do Estado e tiveram que retirá-los de lá em um helicóptero. Outro "primo" do tricerátops foi descoberto pelos cientistas na mesma região. Ele recebeu o nome de Utahcerátops e era maior que o Kosmoceratops, mas bem menos chamativo.

Jurassic Park Operation Genesis

Baseado no best-seller de Michael Crichton, Jurassic Park, encantou ao mundo de uma forma nunca vista: o mundo dos dinossauros. Jurassic Park contava a história de um milionário, Jonh Hammond, obcecado pela ideia de criar uma espécie de "zoológico pré-histórico", deixando assim o seu nome gravado "nos anéis da História." O jogo Jurassic Park Operation Genesis (JPOG) lhe oferece a oportunidade de uma extraordinária experiência: tomar conta da "oitava maravilha do mundo moderno," o Jurassic Park.
A partida tem dois modos de jogo para escolher. O modo Operation Genesis, onde lhe oferecem a oportunidade de administrar o Jurassic Park num modo contínuo, tendo em vista torná-lo no parque temático mais bem sucessido do mundo. Você pode também escolher Missions, que não são mais que missões avulso onde você terá que resolver situações complicadas.
Antes de começar, é aconselhável que clique primeiro em Exercises. Então, irá encontrar um vasto tutorial passo-a-passo, que certamente te vai ajudar a entrar no esquema do jogo. Apesar do interface simples e acolhedor, o jogo é bastante complexo e repleto de ações variáveis que terá de virar a seu favor. O jogo é em inglês, mas bem fácil de entender. Caso tenha alguma dúvida, veja as nossas dicas de JPOG.
Tem ainda, à sua disposição, a Dinopédia, onde poderá ver todas as informações sobre os dinossauros, e ainda o Site B. Este último, é nada mais, nada menos que um Jurassic Park privado. As visitas não são permitidas e você será o único a poder curtí-lo. No entanto, para esse efeito, terá de completar todas as missões do modo Missions, para poder desbloquear este modo. Baixe este incrível jogo com várias modificações (mods) que temos no blog. 

Para que você tenha um parque cinco estrelas, siga estas instruções:
  1. Escolha uma boa ilha em "Operação Gênesis" (Operation Genesis). Deixe o máximo que quiser de "Terreno" (Shape) e, de preferência, com poucas montanhas ou rios, porque eles atrapalham na construção do seu parque.
  2. Antes de construir qualquer coisa, vá em "Ações" (Actions) e clique em "Pesquisas" (Research). Crie todas as vacinas (vacines), para adiantá-las. Enquanto espera elas ficarem prontas, pode criar o seu parque, pois você recebe uma mensagem quando elas ficam prontas. Crie também os outros itens, especialmente a "Imunização na encubadora" (Hatchery immunization).
  3. Depois disso, vá em "Dinossauros" (Dinosaurs) e entre em "Escavações" (Fossil hunt). Libere um sítio de escavação, escolhendo os melhores dinossauros em "Informações" (Info). Com o botão direito do seu mouse, coloque as equipes de escavação (teams) que tem, e com o botão esquerdo, você as retira. Quando alcança um número de estrelas suficiente, que ganha de acordo com o desenvolvimento do seu parque, você ganha o direito de liberar mais um sítio paleontológico. Assim que as equipes ficam exaustas de trabalhar em um sítio ou você acha um fóssil ou pedra preciosa, você recebe uma mensagem. Você precisa retirar as equipes de escavação exaustas e colocá-las em outro local.
  4. Assim que achar algo nas escavações, vá em "Dinossauros" (Dinosaurs), clique em "Laboratório genético" (Genetics lab) e selecione o fóssil ou âmbar de que deseja extrair o DNA. Se encontrar pedras preciosas (ouro, prata ou opalas), você pode vendê-las, assim como os fósseis que não quiser. A cada extração completa, você recebe uma mensagem. A partir de 50% de DNA de uma espécie, você já pode criá-la, mas quanto mais ela tiver dessa estrutura celular , mais tempo o animal viverá. Caso seja necessário, entre em "Dinossauros" (Dinosaurs) e em "Mercado de fósseis" (Market fossil) para comprar os fósseis que desejar.
  5. Nunca esqueça de ler as mensagens que recebe, elas são muito importantes e dão instruções, notícias ou avisos (morte ou problema de um dinossauro, notícias das escavações, chegada de um tornado, falha no sistema do parque, algo concluído em "Pesquisas" etc).
  6. Você deve construir a entrada do parque (park entrance), lanchonetes (kiosks), banheiros (rest roons), lojinhas de lembranças (souvenir stands), locais para observar os dinossauros, safáris (safaris), bancos (benchs), lixeiras (trash cans), calçadas (paths), cercas elétricas (security fences), alimentadores (feeders), estações de segurança (ranger stations), estações de limpeza (cleaner stations) etc. Para isso, entre em "Construções" (Build) e depois crie o que quiser no parque. Nunca esqueça de contratar funcionários para a estação de limpeza (cleaner stations), clicando na construção. Se as calçadas estiverem sujas, elas ficam escuras.
  7. Consulte, sempre que precisar, a "Dinopédia", para aprender mais sobre as características, hábitos e segurança que são necessários para cuidar dos dinossauros.
  8. Para os dinossauros, crie cercas de segurança (security fences) de acordo com a necessidade. Há três tipos de cercas: de alta (high), de média (medium) ou de baixa tensão (low). Construa também alimentadores (feeders), encubadoras (hatcherys), lagos (lakes) e plantas (trees) dentro do território dos animais.
  9. Para criar os dinossauros, construa antes as encubadoras (hatcherys). Clique nela e selecione a categoria de dinossauros que você quer. Escolha a espécie e a quantidade de animais que vai criar. Assim que encontra mais de 50% de DNA de uma espécie, ela fica a sua disposição na lista da emcubadora.
  10. Nunca misture animais carnívoros com herbívoros num mesmo território. Eles se matam e isso causa prejuízo ao parque.
  11. Não deixe animais com fome ou sede, pois podem morrer e, no caso dos carnívoros, ficam loucos, representados por um ponto de exclamação vermelho.
  12. Controle bem o dinheiro inicial ou o que ganhou do seu parque.
  13. Preste atenção, porque os dinossauros podem ter ataques cardíacos (collapces), representados por um ponto de exclamação verde. Para curá-los, basta clicar no dinossauro, em "Ordens" (Orders) e em "Reviver" (Revive). Em caso de ataques de loucura nos carnívoros (representados por um ponto de exclamação vermelho), para ele não matar os demais, o melhor é você matá-lo ou isolá-lo. Para isso, clique no dinossauro, em "Ordens" (Orders) e em "Matar" (Retire).
  14. Se precisar vacinar os dinossauros, clique no dinossauro, em "Ordens" (Orders) e em "Vacinar" (Immunize). Escolha a vacina que falta para o dinossauro e, de preferência, peça para vacinar todos os indivíduos da espécie. É aceitável também, que você crie a "Imunização na encubadora" (Hatchery immunization), assim os animais já nascem todos vacinados.
  15. Cuidado com tornados e tempestades: eles podem destruir o parque. Quando há um problema, você recebe uma mensagem, mas, mesmo assim, acompanhe o trajeto do tornado e conserte os estragos imediatamente, clicando no objeto danificado e em "Sim" (Yes), lembrando que o conserto tem um custo!
  16. Para ver o mapa da sua ilha, tecle "Tab". Lá também você encontra uma previsão do tempo para os próximos meses.
      
    Se quiser baixar o jogo clique aqui para baixalo.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

blog de ouro

Nosso blog esta presenteando a 3 blogs um trofeu de ''blog de ouro'', por isso eu presenteio a 3 blogs com esse trofel abaixo
este trofel vai ser entregue a estes 3 blogs: ikessauro, jpbrasil, mundopre-historico. obrigado e thau!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Wallpapers DinoMundoJP


jurassic park operation genesis

Jurassic Park Operation Genesis(abreviação-JPOG), é mais um jogos de Playstation 2 baseados no filme Jurassic Park. É um jogo de estratégia,onde deve-se construir o parque Jurassic Park,ao estilo Roller Coaster Tycoon. Até agora JPOG foi considerado o melhor jogo de dinossauros feito até hoje, Jurassic Park Operation Genesis foi lançado em 2003, e as suas plataformas são para PC, PS2 e XBOX. Jurassic park: operation genesis é um simulador no qual você tem de construir um parque dos dinossauros, com direito a cercas eletrificadas, alimentadouros automáticos, passeios de land cruiser e outros atrativos. OG traz gráficos satisfatórios, nem muito feios nem extremamente bonitos. O visual das montanhas, da grama, das árvores e dos dinossauros é convincente, e o sol é bem retratado, já as construções, não trazem nada de especial, mas também não são de queimar os olhos. O ponto negativo fica para os visitantes, que não têm rosto e são repetitivos, como é costume nesse tipo de jogo. A parte sonora do jogo é excelente, com o som dos dinossauros fiés aos do filme, e efeitos sonoros de chuva, trovões e tornado satisfatórios. O ponto negativo são as músicas dos modos Operation Genesis, Site B e Exercises, que, apesar de serem baseadas no filme, são tão repetitivas que chegam a incomodar. Deixando de lado a parte técnica, OG tras três diferentes modos de jogo: Operation Genesis, no qual você cria seu parque livremente, sem ter de cumprir nenhum objetivo específico; Missions, onde é preciso cumprir objetivos a bordo de um land cruiser ou de um helicóptero; Exercises, onde é preciso cumprir tutoriais e objetivos na construção de um parque; E por último, o modo Site B, destravado após cumprir todas as missões, onde não há limite de dinheiro, nem cercas, visitantes ou outras construções, é possível apenas construir hatcheries, alimentadouros e modificar a geografia da ilha. Nesse modo, você cria seus dinossauros pra andarem livrevemente pela ilha, vendo-os interagindo entre si. Jurassic Park: OG traz atrativos sufientes para os fãs do filme, como os típicos alimentadouros, o passeio de land cruiser, os dinossauros, e personagens do filme que aparecem para dar dicas durante o jogo.
Dinossauros


Acrocathosaurus,



Albertosaurus,



Allosaurus,



Ankylosaurus,



Brachiosaurus,



Carcharadontosaurus,



Camarasaurus



Ceratosaurus,



Corythosaurus,



Dilophosaurus,



Dryosaurus,



Edmotosaurus,



Gallimimus,



Homalocephale,



Kentrosaurus,



Ouranosaurus,



Pachycephalosaurus,



Parasaurolophus,



Spinosaurus,



Stegosaurus,



Styracosaurus,



Torosaurus,



Triceratops,



Tyrannosaurus,



Velociraptor (Deinonychus).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PANGEIA



Designa-se por Pangeia o continente que, segundo a teoria da deriva continental, existiu até há 200 milhões de anos, durante a era Mesozoica, porém, há relatos também de 540 milhões de anos. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos (pan do grego, pâs, pâsa, pân, todo, inteiro) e exprime a noção de totalidade, universalidade, formando um único bloco de terra (gea) ou Géia, Gaia ou Ge como a Deusa que personificava a terra com todos os seus elementos

Milhões de anos se passaram até que a Pangeia se fragmentou, dando origem a dois mega-continentes. Separação esta que ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto.
A parte correspondente à América do Sul, África, Austrália e Índia, denomina-se Gondwana (região da Índia). O resto do continente, onde estava a América do Norte, Europa, Ásia e o Ártico se denomina Laurásia.
A Pangeia era cercada por um único oceano Pantalassa.[1] Foi inicialmente sugerida a hipótese no início do século XX pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, criando uma grande polêmica entre a classe científica da época. Wegener teve como ponto de partida de sua teoria os contornos semelhantes da costa da América com a da África, os quais formariam um encaixe quase perfeito. Entretanto, não foi utilizado este fato na sua fundamentação científica, mas a comparação dos fósseis encontrados nas regiões brasileira e africana. Como estes animais não seriam capazes de atravessar o oceano na época, então concluiu-se que eles teriam vivido em mesmos ambientes em tempos remotos.
Esta teoria não foi aceita, sendo até ridicularizada pela classe científica. Foi confirmada somente em 1940, após 15 anos da morte de Wegener.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jurassic Park

Oi eu sou o jonathan, e eu nunca tive um blog, então esta é a primeira vez que eu faço um blog e hoje vou falar sobre o Jurassic Park (Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, no Brasil) é um filme americano de 1993, do gênero ficção científica, dirigido por Steven Spielberg e com roteiro baseado no livro homônimo de Michael Crichton. A história foca em paleontólogos visitando um parque temático com dinossauros ressuscitados por clonagem em fase de testes. Porém um funcionário traidor desliga os sistemas de segurança do parque, e os dinos acabam por causar o caos. O filme foi aclamado como um marco dos efeitos especiais, produzidos pela Industrial Light & Magic (computação gráfica) e Stan Winston Studios (animatrônica). Jurassic Park teve resenhas positivas, apesar de ressalvas á falta de desenvolvimento de história e personagens em oposição ao visual impressionante, e se tornou um grande sucesso comercial, se tornando á época a maior bilheteria da história com US$914 milhões (atualmente é a 13ª). John Hammond, presidente de uma empresa de biotecnologia chamada InGen, consegue clonar dinossauros através de DNA extraído de mosquitos fossilizados em âmbar. Visando lucrar muito, constrói em uma ilha costa-riquenha um zoológico e parque de diversões com dinossauros, o Jurassic Park. Entretanto, para supervisionar a segurança do parque, os executivos exigem uma inspeção por dois especialistas. Então, Hammond convoca o paleontólogo Alan Grant e o matemático Iam Malcolm. Junto com eles, Ellie Sattler, amiga de Grant, os netos de Hammond, Alex e Tim, e o advogado Donald Gennaro. Durante a visita, o controlador Dennis Nedry, subornado pela rival da InGen, desliga todo o parque a fim de roubar os embriões de dinossauros. Com os animais à solta, todos tentam escapar com vida.
Dinossauros

Os seguintes dinossauros aparecem no filme: Velociraptor, Brachiosaurus, Cearadactylus, Dilophosaurus, Euoplocephalus, Hadrosaurus, Hypsilophodon, Maiasaura, Microceratops, Othnielia, Procompsognathus, Tyrannosaurus, Stegosaurus, Styracosaurus, Triceratops e Apatosaurus.

PTERODACTILO

O pterodáctilo (Pterodactylus sp.) foi um réptil voador da ordem Pterosauria, que viveu na actual África e Europa durante o Jurássico superior (cerca de 150 milhões de anos atrás). Era um animal carnívoro e provavelmente alimentava-se de peixes e pequenos animais. O pterodáctilo tinha uma envergadura de asas reduzida (por comparação a outros pterossauros) situada entre 50 a 75 cm. O género foi descrito em 1801 por Georges Cuvier. Uma curiosidade é o fato de que, na cultura popular, praticamente qualquer pterossauro é denominado um "pterodáctilo", mesmo que o animal não pertença verdadeiramente a este género. Um desses casos é o filme Pterodactyl - A Ameaça Jurássica de 2005, que, apesar do nome, as criaturas pré-históricas apresentadas no filme se assemelhavem mais a outro género de pterossauros: o Pteranodon, o principal motivo para esta "confusão taxonômica" é o fato de que o nome Pterodactylus é muito mais popular que o nome pteranodonte, porém o animal do primeiro género seria muito pequeno para ameaçar a vida dos personagens humanos do filme, já o segundo atingia tamanho suficiente para ser apresentado como um "assassino de homens". O mesmo erro de apresentar qualquer pterossauro como sendo Pterodactylus também ocorre na série de TV O Mundo Perdido.

quarta-feira, 10 de março de 2010

t-rex

O Tiranossauro (Tyrannosaurus, que significa "lagarto tirano " ou numa tradução alternativa "réptil tirano") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte. Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 48 km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60 km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas, embora, possivelmente, utilizasse de emboscada para um ataque mais bem sucedido. Se por um lado as pernas de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes, por outro lado seus braços eram fracos, pequenos e curtos. Isto se deve a evolução dos terópodes do cretáceo. No início desse período, os carcharodontossaurídeos como o Giganotossauro, Carcharodontossauro e o Mapussauro, já apresentavam braços pouco desenvolvidos, possibilitando uma maior velocidade de ataque. Seguindo essa tendência, os Tiranossauros sucederam esses animais, apresentando, além de um crânio mais robusto e eficiente, braços ainda menores, no intuito de balancear o peso com a cauda e atingir velocidades ainda maiores que os outros carníveros mais primitivos. É provável que os tiranossauros vivessem em grandes grupos familiares, tal como elefantes. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie.

similodon

Smilodon, popularmente conhecido como Tigre-dentes-de-sabre, é um felino extinto, pertencente à subfamília Machairodontinae. Apesar de comum, esta nomenclatura é incorrecta, porque o Smilodon não é um antecessor do tigre, nem lhe está directamente associado. O Smilodon surgiu no Plioceno (três milhões de anos atrás), sendo provavelmente um descendente do dente de sabre mais antigo Megantereon, e viveu na América do Norte e América do Sul até há dez mil anos. O gênero Smilodon foi descrito em 1841 pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que encontrou os primeiros fósseis da espécie Smilodon populator nas cavernas de Lagoa Santa (Minas Gerais). Estes felinos variavam bastante em tamanho, mas a espécie maior, sul-americana, Smilodon populator tinha exemplares que mediam mais de três metros de comprimento e pesavam cerca de 400 quilogramas, sendo maiores e mais robustos do que um leão adulto. Eram estritamente carnívoros, e os seus dentes caninos superiores podiam medir até vinte centímetros de comprimento. Possuiam uma articulação especial da mandíbula que a permitia abrir num ângulo de até 95°. Parece que este desenvolvimento dos caninos permitia ao animal, que possuía patas dianteiras extremamente musculosas para imobilizar a presa, dar uma mordida na garganta da sua vítima que rompia rapidamente os vasos sanguíneos e fechava a traquéia, acelerando a morte e evitando cuidadosamente uma mordida na coluna que faria com que os caninos se partissem ao chocarem-se contra ossos. Subsidiariamente, os incisivos destes animais encontravam-se projetados para a frente, para permitir-lhes cortar a carne de suas presas já mortas sem lesionar os seus caninos, o que fazia com que estes felinos apresentassem uma face mais comprida do que as espécies modernas do mesmo porte. Há evidências de que os Smilodon tivessem um comportamento de grupo, semelhante ao dos leões, dado que exemplares fósseis apresentam fraturas consolidadas, evidenciando que possam ter partilhado de presas abatidas por outros exemplares da espécie até se curarem de suas lesões. A maioria dos fósseis de Smilodon, em diversos estados de preservação, vem dos poços de betume de La Brea em Los Angeles (EUA).





dino com cristas

O estegossauro (Stegosaurus armatus, do latim "lagarto telhado") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico principalmente na América do Norte. Media em torno de 9 metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Os estegossauros possuíam enormes espigões ósseos nas costas, estes eram usados tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa. Uma característica curiosa é que há fortes indícios de que o estegossauro possuía dois centros nervosos em seu corpo, ou seja, dois cérebros, um na cabeça e outro na região lombar. O primeiro fóssil de estegossauro foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crêr que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico. Os estegossauros são bastante populares e apareceram em alguns filmes como Jurassic Park 2: O Mundo Perdido e King Kong.

lagarto de espinhos

O espinossauro (Spinosaurus aegipticus, do latim "lagarto espinho") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África. Foram descobertos dentes e vértebras de espinossaurídeos no norte do Brasil também. Vestigios de espinossauros também foram encontrados no estado de Maranhão, na ilha de Cajual.O espinossauro foi o maior dinossauro carnivoro que já existiu, com adultos medindo em torno de 6 metros de altura por 15 a 18 metros de comprimento e pesando entre 6 e 9 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros. Esses prolongamentos além de recobertos por pele, talvez tivessem alguma musculatura ou quantidade de gordura. Os cientistas cogitam como possíveis funções (independentes, mas não mutuamente exclusivas) dessa vela dorsal a termorregulação (armazenando o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis), exibição (sexual ou para intimidação de rivais) ou ainda uma armação esquelética de uma corcova de gordura similar a de alguns outros animais como touros atuais, que servem para armazenar energia. Há indícios de que os espinossauros se alimentavam de grandes peixes, e não só de dinossauros como se pode presumir. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Em 2004 a revista Nature anunciou a descoberta de um dente de espinossauro embebido numa vértebra de pterossauro, o que sugere a existência de uma relação predador-presa.O espinossauro foi descoberto pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer em 1912, no Egito. Stromer divulgou um estudo sobre alguns ossos de espinossauro e sustentou a tese de que o animal podia ter sido maior do que o Tiranossauro rex. No entanto, estes fósseis foram destruídos em 1944 num bombardeio contra um museu de Munique, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os cientistas só descobriram ossos isolados de esqueletos de espinossauro. Recentemente foi encontrado um fragmento do crânio de espinossauro medindo um metro de comprimento. Comparado com crânios já conhecidos, estima-se que tivesse no total cerca de 1,75 metros. Baseado nessas dimensões e em outros esqueletos da mesma espécie, os cientistas calculam que essa criatura teria entre 16 e 18 metros de comprimento e pesando entre sete e nove toneladas, sem duvida o maior predador que já andou pela terra e deixou vegios. Desta maneira, o dinossauro supera o Tiranossauro rex, cujo maior fóssil já encontrado até agora, batizado como "Sue", mede quase 13 metros de comprimento e possivelmente pesou 6,4 toneladas. Até hoje, nunca foi encontrado um material fóssil muito completo sobre o espinossauro. Os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Recentemente foram descobertos novos exemplares no Marrocos. Desde sua descoberta, o espinossauro foi considerado como um dos mais longos e possivelmente o maior dos teropodes (Theropoda), embora este fato não tenha alcançado consenso público até sua aparição no filme Jurassic Park III e a descrição de um espécime novo em 2005. Friedrich von Huene e Glut de Donald F., haviam listado o espinossauro como um dos mais pesados Teropodes pesando 6 toneladas. Em 1988, Gregory S. Paul listou-o também como o Teropode mais longo com tamanho estimado de 15 metros de comprimento.Pelo menos um exame feito e não publicado, teria sugerido que Spinosaurus alcançou um peso de 6 a 13 toneladas com a idade de mais ou menos uns 53 anos atingia de 18 a 35 metros de comprimento e 7 a 23 metros de altura e seu cranio media entre 1,75 e o maior cranio ja encontrado foi de 2,53 metros. Estas estimativas finais do peso foram baseadas no comprimento estimado de vértebras comparadas com as do Baryonyx. Isto implicou uma massa total extremamente grande, com um limite superior desconhecido, sendo aparentemente os espécimes conhecidos de animais que não desenvolverm-se inteiramente. Entretanto, o autor destas estimativas as tem reduzido recentemente aos tamanhos similares sugeridos por outros pesquisadores (7 - 9 toneladas). O espinossauro possuía várias características atípicas para os dinossauros de sua infra-ordem, como os braços grandes e fortes, os dentes retos e não curvos, o focinho comprido semelhante ao de um crocodilo e uma crista chata na cabeça. É incerto se o espinossauro era primeiramente um predador terrestre ou um pescador, como indicado por suas maxilares alongadas, dentes cônicos e narinas levantadas. A evidência mais direta para sua dieta vem de uma espécie relacionada, o Baryonyx, que foi encontrado com os ossos de peixes e de um jovem Iguanodon em seu estômago. Quando um dente de um espinossauro foi encontrado nos restos de um pterossauro, foi sujerido que o espinossauro seria um predador generalizado e oportunista. Assemelhando-se aos grandes ursos polares, sendo inclinado para a pesca, embora fosse indubitavelmente capaz de caçar os grandes dinos da época, embora nada realmente foi provado.


O espinossauro foi caracterizado como o antagonista principal no filme Jurassic Park III. Mostrado como maior e mais poderoso do que um tiranossauro. Em uma cena que descreve uma batalha entre os dois predadores ressuscitados, o espinossauro emerge vitorioso após ter quebrado o pescoço de um Tiranossauro jovem embora oEspinossauro daquela epoca era apenas um adolescente se ele fosse um adulto jovem como o t-rex ele estaria bem maior. Na realidade, tal batalha nunca poderia ter ocorrido, pois o espinossauro e tiranossauro viveram em continentes diferentes, separados pelo oceano Atlântico (o Tyrannosaurus viveu na América do Norte e, talvez, na Ásia; enquando o Spinosaurus viveu no norte da África). No entanto convém ressaltar que os animais que habitavam a ilha no filme eram frutos de clonagem, e na obra de ficção não há nenhum laço de contemponeraneidade entre os dinossauros. Após aparecer em Jurassic Park III, o espinossauro foi caracterizado em uma grande variedade de mercadorias relacionadas ao filme. Também foi caracterizado no documentário de televisão Os Dinossauros perdidos do Egipto, no qual era visto caminhando através dos pântanos do Egito Cretáceo. O Spinosaurus (Baryonyx) aparece também em a Era do Gelo 3 como um dinossauro que persegue uma doninha eremita e os personagens principais.